Histórias de Moradores de Mogi Mirim

Esta página em parceria com o Museu da Pessoa é dedicada a compartilhar o acervo de vídeos e histórias com depoimentos dos Moradores.


História da Moradora: Maria Lázara Petermann Pietroluongo
Local: São Paulo
Ano: 12/09/2004




Minha história

História:

Nasci em Leme - SP (1968), mas fui criada em Mogi-Mirim - SP. Sou filha de Cecília Petermann, penúltima de oito filhos, fruto do segundo casamento de meu avô, Francisco José com minha avó, Nathália. Francisco José Petermann (1881), nasceu na Colônia itajahy e Príncipe Dom Pedro (hoje Brusque) - SC. Filho dos imigrantes alemães Leopoldo Petermann (Neudorf - Baden -Württrmberg) e Maria Sophia Steiner (Mülheim am der Ruhr - Nordhein-Westfalen [antiga Prússia). A família migrou para Araras e depois conchal, em SP, por volta de 1890/1896. Meu avô e os demais, quando chegaram em Araras-SP, só sabiam falar em alemão, pois assim ele foi alfabetizado.

Francisco José Petermann foi carpinteiro, marceneiro e agricultor. Seus avós paternos, Franz Anton Petermann e Christina Jakobina Weitzel estão sepultados em Araras-SP e seus pais em Conchal-SP. Apesar da infância difícil, com poucos recursos, fui criada com carinho por minha mãe Cecília e avó Nathália. Tive uma infância como a de toda a criança do interior: subia em árvores, comia frutos do pé, brincava com meus coleguinhas (usava-se mais a criatividade). Éramos felizes. Tive bons amigos na adolescência: Cláudia e sua família, a turma do grupo de jovens Shalon, da Igreja Matriz de São José, e muitos outros, que embora não os enumere, não saem das minhas lembranças e do meu coração. Após concluir o magistério, fui morar em Santos-SP, para fazer o curso de Pedagogia em Educação Especial (DM), na Faculdade do CARMO.

Morei então com minha segunda mãe: Tia Madalena, irmã de minha mãe, casada com o tio Ramón Algel Garcia Lopez (espanhol, padeiro-engenheiro, e uma pessoa maravilhosa), pais da minha priminha Nathália. Casei em 1991 com o Luiz Fernando Pietroluongo, Professor de Educação Física, e temos os filhos Erich, 13, e Vittorio, 09, nossa alegria de viver (se não tivessem nascido, teriam sido inventados). Minha mãe vive conosco e é portadora da doença de Alzheimer há mais de dez anos, porém, fisicamente, está bem, graças a Deus. Tivemos um grande susto com o Vittorio em 1998: meningite. Graças a Deus, novamente, mais uma provação superada, são e salvo Gosto de: música (Rita Lee, Elvis Presley, Família Lima, Richard Clayderman, Milton nascimento, Chico Buarque, Elis Regina etc.), viajar (de trem é "bão"), chocolate, capuccino, um bom vinho, ganhar flores e perfumes, namorar com o "Luizão Fernandão" e estar com minha família.

Adoro: - A "tia bruxinha", Ida Conceição Florino, uma italiana maluquinha que faz parte de nossa família e nossas vidas (cozinha maravilhosamente bem). - Toni (Antonio Rojas Carro), Regina, Guilherme, Matheus e o avô Antonio Rojas Charlot (grande cantor lírico e corretor de imóveis). - Darcy Marin Marçal Teodoro (outra italianinha), professora, amiga que me "adotou" nesta cidade, Sr. Marçal, Thiago e Vinícius. Gosto muito de lecionar, especialmente na linha do construtivismo, trabalhar com alfabetização e crianças especiais (em particular, síndrome de Down). Amo viver e estar aqui, graças a Deus Obrigada. Maria Lázara Petermann Pietroluongo.

  Sobre o EncontraMogiMirim
Fale com EncontraMogiMirim
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Mogi Mirim no Facebook siga o Encontra Mogi Mirim no Twitter Encontra Mogi Mirim no Google+


Termos EncontraMogiMirim | Privacidade EncontraMogiMirim